Sobre a
Escola de Moda de Lisboa
A Escola de Moda de Lisboa, é uma secção da Escola Profissional Magestil, Instituição de Ensino tutelada pelo Ministério da Educação, vocacionada para o ensino profissional dos Jovens, com idades entre os 15 e os 20 anos de idade, nas áreas do Vestuário e da Moda, e orientada para as necessidades dos Profissionais e das Empresas nestas áreas.
Criada em 1989, a Escola de Moda de Lisboa, EPMagestil, propõe uma abordagem inovadora de ensino que privilegia a qualificação profissional e a ligação ao mercado empresarial. Esta é uma Escola Prática que prepara, inspira e qualifica para os desafios técnicos e humanos do mundo do trabalho.
A Escola de Moda de Lisboa/Magestil objetiva quotidianamente um posicionamento na vanguarda do saber técnico e tecnológico, para que se possa assumir como um fórum do conhecimento contemporâneo, sempre atual nas várias áreas profissionais.
Desfiles de jovens criadores - Um Tributo à cidade de Lisboa
A Escola de Moda de Lisboa é uma instituição dinâmica e inovadora, comprometida com a excelência na educação na área da moda e com a promoção dos talentos emergentes. Os desfiles de moda dos finalistas são um testemunho do trabalho e da criatividade dos alunos. É um evento marcante no calendário da moda em Portugal, em que a Escola presta um tributo à cidade de Lisboa, oferecendo um evento pleno de criatividade, em espaços nobres da cidade, com vista ao reconhecimento de Jovens Talentos Nacionais.
Conheça aqui a história dos Desfiles de Jovens Criadores.
A nossa equipa
A Escola conta com uma vasta equipa de profissionais, professores experientes, que constrói um percurso individual com cada aluno, potenciando ao máximo as suas capacidades.
Coordenadora do Curso de Design de Moda
Nascida e criada em Lisboa, apaixonada pelo mundo do Design de Moda, e pela educação, tem-se dedicado nas últimas três décadas ao Ensino e ao Design de Moda.
Especializada em Design de Moda desde 1989, tem colaborado desde então com diversas marcas nacionais em coleções e fardamentos.
Ao longo da carreira lecionou em várias instituições de ensino, ISLA, Modatex, Moda Técnica, Santa Casa da Misericórdia. Desde 1990 integra a equipa de professores do Curso Técnico de Design de Moda da Escola de Moda de Lisboa|Escola Profissional Magestil das disciplinas de Design de Moda, Desenho e Gestão de Moda.
Assumiu em 1996 a Coordenação do Curso T. Design de Moda e dos cursos de curta duração em Moda, liderando uma equipa comprometida com a excelência e qualidade do ensino desta área e representando a instituição no Conselho de Qualificação Setorial em Moda.
Coautora do programa “Flash Moda” para a RTP1 foi também responsável de stylling para vários programas para a RTP1 e SIC. de 1992 a 2003.
Tem realizado em simultâneo a direção artística e produção de desfiles para marcas nacionais e internacionais, em território nacional e Internacional, colaborando também como stylist em desfiles e exposições de Moda nas feiras do setor da F.I.A., Paratíssima, Comité Olímpico de Pequim 2008, Triumph Internacional, Lanidor, L´Oreal entre outros.
Alexandra Monteiro é formada em Modelagem Industrial pelo CIVEC desde 1991, tem desenvolvido o seu percurso profissional em empresas de vestuário: LISMODA , DALMATA, MODIVA, entre outras adquirindo uma vasta experiência na área. Fundou o atelier Vanity factory, e recentemente o MON.Atelier onde presta serviços de Modelagem e prototipagem de coleções, a várias empresas de Moda e apoiando projetos criativos de designers emergentes.
Iniciou-se na formação em 1994 no CIVEC, Modatex e em 2015 na LSD. Atualmente é professora de Tecnologias produtivas/Corte na Magestil|Escola de Moda de Lisboa.
Ana Rafael, designer de moda, gestora hoteleira, e docente, há mais de 25 anos que o seu trabalho se destaca na área do design de moda, hotelaria e ensino. Concebeu e dirigiu diversos projetos nestas áreas, exercendo ainda a atividade como professora de Design de Moda e de Turismo na Escola de Moda de Lisboa.
Tem desenvolvido o seu percurso profissional tendo como principal objetivo reforçar a importância da cultura e da educação na sociedade. Fundadora da empresa Catrineta, colaborou no setor da criação no Atelier Manuel Alves / José Manuel Gonçalves e Dielmar. Em 1994 representou Portugal na área do Design de Moda na Bienal dos Jovens Criadores da Europa e Mediterrâneo Lisboa.
Anabela Delca formada pelo CIVEC em Modelagem e Estilismo Industrial apostou desde logo na especialização de Modelagem. Solidificou a sua a carreira a partir de 1990 como modelista em várias empresas de Confeção e nos ateliers de Designers Nacionais como José António Tenente e Lidija Kolovrat. Simultaneamente deu formação nessa área, nos cursos de Corte e Confeção da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Desde 2019 é professora da área de Tecnologias Produtivas/Confeção e Modelagem na Escola de Moda de Lisboa
Elvira Baptista tem uma experiência de mais de quatro décadas em modelagem de Homem, Senhora e Criança em empresas de Confeção.
Especializou-se em Modelagem pelo CITEM 1980 e pela Academia de Corte Maguidal 1984. Em 1981 dedica-se igualmente ao ensino, no CIVEC, Moda Técnica e em várias formações do I.E.F.P.
Integra a equipa de professores da Escola de Moda de Lisboa desde a sua formação, estando em permanente estudo de novas abordagens nas Tecnologias Produtivas.
Fátima Vieira é formada em Confeção Industrial na área de criança, mulher e homem. Docente na área das Tecnologias Produtivas nos cursos de Design de Moda e Coordenação e Produção de Moda, na Escola Profissional Magestil. Simultaneamente tem um percurso profissional ligado à Indústria de Confeção desde 1974 e de Modelagem , trabalhando em coleções de senhora, homem, bem como em confeção por medida, tendo sido responsável, inclusivamente, na confeção de várias marchas populares de Lisboa.
Coordenadora do Curso de Coordenação e Produção de Moda
Tem formação em Design de Moda. Leciona Desenho, Apresentação e Promoção do Produto, Tecnologias e Processos Oficinais, Gestão de Moda.
Tem uma vasta experiência nesta área tendo sido consultora do Gabinete Português de Moda/APIV (divulgação de tendências de moda internacionais junto da indústria e associações de comerciantes); faz consultoria de moda, coordenação de desfiles, montagem de exposições, produção de cenários e acessórios cénicos, guarda-roupa, para eventos e marcas (Expowear-Filmoda, Exponoivos, Triumph Internacional, L’Oreal Paris, Massimo Dutti, ANIL/”Portugal In”, Euro 2004). É coautora e produtora do programa “Flash Moda” e responsável pelo styling de programas de entretenimento e publicidade.
Assume a Coordenação do Curso Profissional de Coordenação e Produção de Moda desde 2008.
Designer de Moda há mais de 30 anos, trabalhou durante este tempo, principalmente em vestidos de noiva, cerimónia, e para a indústria, em coleções de criança.
Na área de Styling, trabalhou durante 16 anos em televisão, vestindo diversos apresentadores. Como Consultora de Imagem, trabalhou na área de imagem corporativa e também como Personal Stylist, de diversas figuras públicas.
Como Artista plástica, participou em várias exposições, individuais e coletivas.
Faz parte da equipa de Professores da Escola Profissional Magestil/Escola de Moda de Lisboa, desde 2009, como Professora, nos Cursos de Design de Moda, lecionando os módulos de Expressão Gráfica, Desenho de Modelo, Estilização, Ilustração e tecnologia de Materiais, Ação Educativa, na área de expressão Plástica e Coordenação e Produção de Moda, nos módulos de Desenho, Construção de Acessórios Cénicos, Prototipagem de Etiquetas e Styling.
É Orientadora de Turma no Curso de Coordenação e Produção de Moda.
Joana Correia é Mestre em Branding e Design de Moda, pelo IADE/UBI, e Licenciada em Design de Moda pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa.
Docente na área de Desenho Assistido por Computador, nos cursos de Design de Moda e Coordenação e Produção de Moda, e na área de Design de Moda, coleção de Jeanswear e Sportswear, no curso de Design de Moda.
Em paralelo detém percurso sólido ligado ao design de moda, estando inserida no setor há mais de 10 anos, trabalhando como designer de moda na criação de coleções de senhora, homem e criança, bem como em coleções de acessórios, em marcas como Tiffosi, Vilanova e Sacoor e em ateliers de moda como Os Burgueses, Aforest Design e TMCollection.
Rui Jorge Rebelo Diniz é docente na área de Marketing nos cursos de Design de Moda e Coordenação e Produção de Moda na Escola de Moda de Lisboa, desde 1990. Participou como orador/professor em cursos de formação artística integrados na formação de artes ou fotografia em escolas de formação e também na Universidade Europeia. Sempre se dedicou à moda, integrando em 1989 o mundo empresarial.
Nas áreas do design industrial Masculina e Feminina, participou em feiras internacionais tendo recebido vários prêmios em concursos de moda. Responsável na área do marketing e design por marcas de prestígio nacional. Tem ganho concursos para a elaboração de uniformes institucionais dando como exemplo alguns mais representativos como os uniformes dos atletas paralímpicos (Paris 2004), Expo 98 (pavilhão de Portugal), Icep, Câmara de Cascais, entre outros.
Juntamente com os seus coautores publicou o livro “Marketing e Comunicação em Moda” (2011).
É formado em Estilismo Industrial pelo Civec,
Licenciado em Ciências do Consumo /Marketing pelo IPAM.
Curso de formação artística em Ilustração pela Sociedade Nacional de Belas Artes.
Formação-Ação nas PME para dirigentes e quadros superiores (Indústria).