Skip to main content
2010

Desfile Padrão dos Descobrimentos

O desfile de 2010 da Escola de Moda de Lisboa no Padrão dos Descobrimentos, realizado no dia 17 de junho, foi um evento memorável que celebrou a ligação entre a moda e a história de Portugal. O Padrão é um monumento único, construído com o objetivo de homenagear os navegadores e exploradores portugueses, proporcionando assim um cenário deslumbrante e inspirador.

O Desfile foi concebido na Rosa dos Ventos em ambiente ao ar livre, com vista para o rio Tejo, criou uma atmosfera envolvente que permitiu apreciar a beleza do terreiro de acesso ao Padrão dos Descobrimentos.

Executada em cantaria de calcário lioz, negro e vermelho, tem 50m de diâmetro, contem um planisfério de 14m de largura, decorado com elementos vegetalistas, 5 pequenas rosas-dos-ventos, 3 bufões, uma sereia, um peixe fantástico e Neptuno com tridente e trombeta montado num ser marinho. Datas, naus e caravelas marcam as principais rotas da expansão portuguesa, entre os séculos XV e XVI. O fundo envolvente é constituído por ondas “mar largo”, motivo emblemático da calçada portuguesa. Este espaço magnífico enalteceu as criações dos alunos.